Acelga Hidroponica
Agriao de Hidroponico
Aipo ( Salsao)
Alcachofra
Alecrim
Alface Americana
Alface Lisa
Alface Mimosa
Alface Romana
Alface Roxa
Alface Roxa Hidroponica
Alface Crespa
Alfavaca
Alho Poro
Almeirao Hidroponico
 
Arruda
Bertalha
Beterraba com Rama
Brocolis
Brocolis Americano
Catalunha
Cebolinha Hidroponica
Cenoura com Rama
Cheiro Verde
Chicoria
Chicoria Frisse
Coentro
Couve
Couve de Bruxelas
Couve Flor
Couve Troncha
Dill
Erva Cidreira
Espinafre
Funcho ( Erva Doce )
 
 
Hortela

Arruda

Originária do sul da Europa, a arruda, Ruta graveolens L. (RUTACEAE) é uma das espécies integrantes do projeto "Produção, processamento e comercialização de ervas medicinais, condimentares e aromáticas", coordenado pela Embrapa Transferência de Tecnologia - Escritório de Negócios de Campinas (SP), a qual está sendo cultivada e multiplicada nas unidades demonstrativas da Embrapa Pantanal (Corumbá, MS), Embrapa Semi-Árido (Petrolina, PE) e nos Escritórios de Negócios de Dourados (MS), Canoinhas (SC) e Petrolina (PE). Esse projeto contempla também o treinamento de técnicos e a qualificação de pequenos agricultores e seus familiares na produção e manipulação de ervas, fundamentadas em boas práticas agrícolas.

 

DESCRIÇÃO BOTÂNICA

 

Subarbusto herbáceo perene que forma touceiras bastante ramificadas, podendo atingir até 1,5 m de altura; folhas alternas, carnosas, pecioladas e de coloração acinzentada; flores miúdas de cor amarelo esverdeadas, dispostas em corimbos que surgem na parte terminal dos ramos; fruto locular-capsular com 5 lóculos; sementes pardas e rugosas.

 

COMPOSIÇÃO QUÍMICA

 

Óleos essenciais, rutina e furocumarina.

 

FORMAS DE PROPAGAÇÃO

 

Sementes ou mudas produzidas a partir de estacas do caule.

 

CULTIVO

 

Espaçamento de 50 x 60 cm entre plantas. Não apresenta exigência de clima, porém prefere local ensolarado, solos permeáveis e ricos em matéria orgânica. Recomenda-se uma adubação com esterco de gado bem curtido, esterco de galinha ou composto orgânico, quando necessário.

 

COLHEITA E BENEFICIAMENTO

 

As folhas devem ser colhidas antes da floração, podando-se até 2/3 da planta para que haja rebrota.

Fonte: portalsaofrancisco.com.br