Acelga Hidroponica
Agriao de Hidroponico
Aipo ( Salsao)
Alcachofra
Alecrim
Alface Americana
Alface Lisa
Alface Mimosa
Alface Romana
Alface Roxa
Alface Roxa Hidroponica
Alface Crespa
Alfavaca
Alho Poro
Almeirao Hidroponico
 
Arruda
Bertalha
Beterraba com Rama
Brocolis
Brocolis Americano
Catalunha
Cebolinha Hidroponica
Cenoura com Rama
Cheiro Verde
Chicoria
Chicoria Frisse
Coentro
Couve
Couve de Bruxelas
Couve Flor
Couve Troncha
Dill
Erva Cidreira
Espinafre
Funcho ( Erva Doce )
 
 
Hortela

Beterraba com Rama

Benefícios

Boa fonte de folato e vitamina C.
As folhas são ricas em potássio, cálcio, ferro, beta-caroteno e vitamina C.
Poucas calorias.

Inconveniente

Dá uma coloração avermelhada às fezes e à urina, o que não constitui um problema, exceto porque muitos a atribuem a problemas relativos ao sangue.

A beterraba é um vegetal muito versátil e pode ser fervida e servida como acompanhamento, usada em conserva, salada, condimento ou como ingrediente principal no borsht - uma sopa fria de verão popular no leste europeu, especialmente na Rússia e na Romênia.

As folhas da beterraba, partes mais nutritivas do vegetal, podem ser cozidas e servidas como o espinafre ou a acelga.

Segundo a cultura popular, a beterraba tem poderes analgésicos. Até hoje, alguns terapeutas naturais a recomendam para prevenir o câncer e acentuar a imunidade; também sugerem o uso do suco da beterraba crua, para acelerar a convalescença. Contudo, ainda que sejam fonte alimentar razoavelmente nutritiva, não existe comprovação científica de que proporcionem benefícios.

Meio copo de beterraba contém 45 mcg (microgramas) de folato, cerca de 1/4 da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) e 5 mg de vitamina C. Suas folhas, se ingeridas tenras e verdes, são mais nutritivas: 1 copo fornece 35 mg de vitamina C - mais da metade da RDA para adultos - , 720RE de vitamina A, 160 mg de cálcio, 2,5 mg de ferro e 1.300 mg de potássio.

As beterrabas mais saborosas são as pequenas, com as folhas ainda presas.

A melhor maneira de cozinhar as raízes da beterraba é fervê-las com casca, pois assim a maior parte dos nutrientes e a cor vermelha permanecerão. Depois que esfriarem, as cascas sairão facilmente e a raiz poderá ser fatiada, ralada, ou ser transformada, em purê.

As beterrabas também podem ser servidas como picles (conservas preparadas com vinagre caseiras ou industrializadas). Alguns nutrientes se perdem neste processo, mas o gosto doce da beterraba permanece.

Muitas pessoas se preocupam quando notam uma coloração rosa ou avermelhada na urina ou nas fezes depois de comerem beterraba.

O motivo é simples (e inofensivo): a betacianina, pigmento vermelho das beterrabas, passa pelo sistema digestivo sem ser decomposta. A urina e as fezes geralmente voltam à coloração normal depois de um ou dois dias.

Você Sabia?

A beterraba é o vegetal que possui o maior índice de açúcar. Mas, mesmo assim, tem poucas calorias - cerca de 50 por xícara.

Atualmente, muitos cozinheiros jogam fora as folhas da beterraba e só usam a raiz. Porém, nos tempos antigos, apenas as folhas eram comidas. A raiz era usada como remédio para aliviar dores de cabeça e de dentes.

A betacianina, pigmento vermelho da beterraba, é extraída, podendo ser usada como corante natural para alimentos, ou como tintura.

Fonte: portalsaofrancisco.com.br