Acelga Hidroponica
Agriao de Hidroponico
Aipo ( Salsao)
Alcachofra
Alecrim
Alface Americana
Alface Lisa
Alface Mimosa
Alface Romana
Alface Roxa
Alface Roxa Hidroponica
Alface Crespa
Alfavaca
Alho Poro
Almeirao Hidroponico
 
Arruda
Bertalha
Beterraba com Rama
Brocolis
Brocolis Americano
Catalunha
Cebolinha Hidroponica
Cenoura com Rama
Cheiro Verde
Chicoria
Chicoria Frisse
Coentro
Couve
Couve de Bruxelas
Couve Flor
Couve Troncha
Dill
Erva Cidreira
Espinafre
Funcho ( Erva Doce )
 
 
Hortela

Chicória

 
 

Por que não chicória?

 

A chicória, também conhecida como escarola, é originária da Índia e pertence à família Asteracea, como a alface, alcachofra, e o almeirão. A chicória constitui uma importante fonte de vitamina A, complexo B, C e D e de sais minerais. É de baixo valor calórico, sendo excelente para usar em dietas de emagrecimento.

 

COMO COMPRAR

 

A chicória é produzida durante todo o ano, porém o produto colhido é de melhor qualidade e os preços são menores de julho a outubro. A chicória pode ter a folha lisa ou crespa. As folhas devem estar com aspecto de produto fresco, ou seja, brilhantes, firmes, sem áreas escuras e sem folhas murchas. As folhas externas são de cor verde mais escuro do que as folhas internas. Para escolher a chicória, não é preciso apertá-la entre os dedos, amassá-la ou quebrar as suas folhas. Deve-se selecioná-la com cuidado, pelo seu aspecto, evitando, por respeito aos outros consumidores, pegar em todas as unidades que estão à venda.

 

COMO CONSERVAR

 

A chicória perde qualidade rapidamente depois de colhida. Fora da geladeira pode ser mantida por 1 dia com a parte de baixo dentro de uma vasilha com água ou dentro de saco de plástico aberto, em local bem fresco. Em geladeira, deve ser mantida em saco de plástico fechado ou em uma vasilha de plástico tampada, retirando-se as folhas à medida que estas forem sendo consumidas por até 3 dias.

 

Depois de picada a chicória deve ser mantida em saco de plástico ou em vasilha de plástico tampada.

 

A chicória não deve ser congelada crua. Entretanto, pode ser congelada cozida. Após cozinhá-la, deve-se apertar bem as folhas para escorrer a água.

 

Depois, a chicória deve ser colocada dentro de um saco de plástico, do qual se retira o ar com uma bombinha de vácuo e em seguida, congelada.

 

COMO CONSUMIR

 

Na forma de saladas a chicória crua substitui a alface. Também pode ser consumida refogada, em omeletes, sopas e tortas. Deve-se preferencialmente adicionar a chicória quando o prato estiver quase pronto, para evitar seu cozimento excessivo. Quando a chicória for consumida crua, é fundamental lavar e higienizar as folhas antes de consumi-la para eliminar microorganismos que possam estar nas folhas e causar doenças sérias. Deve-se lavar as folhas uma por uma em água corrente, e depois deixá-las de molho em água filtrada com água sanitária (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água) por 30 minutos. Em seguida, as folhas devem ser enxaguadas com água filtrada. Ao contrário do que muitos pensam, a solução de água sanitária ou com vinagre não retira os resíduos de agrotóxicos ou de pesticidas.

 

DICAS

 

A chicória deve ser servida separada do molho da salada, porque assim o que sobrar pode ser guardado, servindo para outros pratos.

 

Os temperos indicados para a chicória são: alho, orégano, cebolinha, salsa, azeite de oliva, alho, pimenta, vinagre e limão.

Fonte: portalsaofrancisco.com.br

 

Por que não chicória?

A chicória, também conhecida como escarola, é originária da Índia e pertence à família Asteracea, como a alface, alcachofra, e o almeirão. A chicória constitui uma importante fonte de vitamina A, complexo B, C e D e de sais minerais. É de baixo valor calórico, sendo excelente para usar em dietas de emagrecimento.

COMO COMPRAR

A chicória é produzida durante todo o ano, porém o produto colhido é de melhor qualidade e os preços são menores de julho a outubro. A chicória pode ter a folha lisa ou crespa. As folhas devem estar com aspecto de produto fresco, ou seja, brilhantes, firmes, sem áreas escuras e sem folhas murchas. As folhas externas são de cor verde mais escuro do que as folhas internas. Para escolher a chicória, não é preciso apertá-la entre os dedos, amassá-la ou quebrar as suas folhas. Deve-se selecioná-la com cuidado, pelo seu aspecto, evitando, por respeito aos outros consumidores, pegar em todas as unidades que estão à venda.

COMO CONSERVAR

A chicória perde qualidade rapidamente depois de colhida. Fora da geladeira pode ser mantida por 1 dia com a parte de baixo dentro de uma vasilha com água ou dentro de saco de plástico aberto, em local bem fresco. Em geladeira, deve ser mantida em saco de plástico fechado ou em uma vasilha de plástico tampada, retirando-se as folhas à medida que estas forem sendo consumidas por até 3 dias. Depois de picada a chicória deve ser mantida em saco de plástico ou em vasilha de plástico tampada. A chicória não deve ser congelada crua. Entretanto, pode ser congelada cozida. Após cozinhá-la, deve-se apertar bem as folhas para escorrer a água. Depois, a chicória deve ser colocada dentro de um saco de plástico, do qual se retira o ar com uma bombinha de vácuo e em seguida, congelada.

COMO CONSUMIR

Na forma de saladas a chicória crua substitui a alface. Também pode ser consumida refogada, em omeletes, sopas e tortas. Deve-se preferencialmente adicionar a chicória quando o prato estiver quase pronto, para evitar seu cozimento excessivo. Quando a chicória for consumida crua, é fundamental lavar e higienizar as folhas antes de consumi-la para eliminar microorganismos que possam estar nas folhas e causar doenças sérias. Deve-se lavar as folhas uma por uma em água corrente, e depois deixá-las de molho em água filtrada com água sanitária (1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água) por 30 minutos. Em seguida, as folhas devem ser enxaguadas com água filtrada. Ao contrário do que muitos pensam, a solução de água sanitária ou com vinagre não retira os resíduos de agrotóxicos ou de pesticidas.

DICAS

* A chicória deve ser servida separada do molho da salada, porque assim o que sobrar pode ser guardado, servindo para outros pratos.

* Os temperos indicados para a chicória são: alho, orégano, cebolinha, salsa, azeite de oliva, alho, pimenta, vinagre e limão.


Receitas
 
Pizza de Chicória

Ingredientes:
* 1 pé de chicória lavada e picada;
* 1 dente de alho;
* 2 colheres (chá) de azeite ou óleo;
* 1 massa de pizza semi-pronta com cerca de 28 cm de diâmetro;
* 7 fatias finas de queijo minas ou mussarela;
* 4 tomates inteiros e lavados;
* 1 tomate cortado em rodelas finas;
* 1 colher (chá) de orégano;
* Sal a gosto.
Modo de fazer:
l Aqueça o azeite, doure o alho e acrescente a chicória e sal a gosto; refogue apenas o suficiente para que as folhas murchem.
l Pique os tomates, liqüidifique-os e passe numa peneira.
l Espalhe o tomate batido sobre a massa de pizza, e em seguida distribua as folhas refogadas de chicória.
l Por cima disponha as fatias de queijo e tomate. Polvilhe com orégano.
l Leve ao forno quente, pre-aquecido e asse por cerca de 20 minutos.
Rendimento: 6 porções.
Tempo de preparo: 30 minutos.
Sugestão: o tomate batido pode ser substituído por extrato ou molho de tomate.

Sanduíche de Chicória

Ingredientes:
* 2 pés de chicória devidamente higienizados e picados;
* 1 pão de forma sem casca, fatiado no sentido do comprimento;
* 1 copo de requeijão cremoso;
* 1 xícara (chá) de milho verde;
* 1/2 cebola ralada;
* 1/2 dente de alho amassado;
* 1 colher (sopa) de suco de limão;
* 1/2 xícara (chá) de cheiro verde;
* Sal e pimenta (opcional) a gosto;
Modo de fazer
l Reserve um pouco de chicória picada para a decoração do prato.
l Numa vasilha, coloque o restante da chicória, a cebola ralada, o alho, o suco de limão, o cheiro verde, o milho verde, o sal e a pimenta. Acrescente aos poucos o requeijão cremoso, até formar uma mistura homogênea.
l Separe as fatias de pão; coloque numa travessa e vá alternando uma fatia de pão e o recheio, até terminar com uma fatia de pão.
l Cubra todo o pão com requeijão e salpique a chicória sobre a parte de cima do pão. Decore a travessa com um pouco de chicória picada ao redor do pão.
Rendimento: 8 porções.
Tempo de preparo: 20 minutos.
Sugestão: o requeijão pode ser substituído por maionese.

Bolinho de Chicória e Arroz 

Ingredientes
* 01 xícara de arroz cozido
* 1/2 pé de chicória cortado
* 01 ovo
* 1/4 xícara de leite ou água
* 01 colher (chá) de casca de limão ralado
* sal e pimenta a gosto
* 01 dente de alho
* 01 xícara (chá) de migalhas de pão fresco/ ou 04 fatias de pão de forma picadas.*
(*) Obs: Este item é para ser utilizado caso a massa do bolinho fique mole.
Modo de preparar
l Bata no liqüidificador os 10 primeiros ingredientes, lembrando de colocar primeiro os líquidos, até obter uma massa bem misturada. Se a massa ficar muito mole, junte as migalhas de pão fresco ou pedaços de pão de forma.
l Pegue um pouco de massa com uma colher de (sopa) e coloque para fritar numa panela com óleo quente.
l Depois de fritos coloque sobre um prato coberto com papel absorvente.
Tempo de preparo: 25 minutos
Rendimento: 20 bolinhos
Sugestão: pode trocar o limão por queijo ralado e temperar à gosto.


Os melhores meses para compra
JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
            * * * *    

Autores:
  • Milza Moreira Lana — Pesquisadora — Embrapa Hortaliças
  • Fausto Francisco dos Santos — Pesquisador — Embrapa Hortaliças
  • Rita de Fátima A. Luengo — Pesquisadora — Embrapa Hortaliças
  • Selma Aparecida Tavares — Economista Doméstica — Emater-DF
  • Mário Felipe de Melo — Eng. Agrônomo — Emater-DF
  • Maria José L. F. Matos — Economista Doméstica — Emater-DF

Fotos: Carlos Moura / CBPress

  Embrapa Hortaliças 
Internet: http://www.cnph.embrapa.br 
Email: sac@cnph.embrapa.br

Emater DF
Email: geral@emater.df.gov.br